segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Carboidrato de absorção rápida


Esse é o carboidrato de absorção rápida que tenho utilizado nos meus treinos. Em Natal eu compro nas drogarias Paiva ou na Nat&Diet... Tem resolvido, inclusive nas eventuais hipoglicemias... Tem vários sabores: natural, guaraná, morango e menta. Os meus preferidos são morango e guaraná. Fica a dica.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"Rodízio de tênis e lesões"

Desde que eu comecei a dar umas corridinhas, me disseram que o ideal era alternar os tênis para que o corpo se adaptasse aos diferentes componentes, trazendo, assim, uma maior resistência, diminuindo o risco de lesão...
Pois bem. No ano passado, aproveitando uma viagem aos EUA, trouxe 02 pares do Asics Gel Kinsei II e fiquei usando alternadamente, cada treino usava um, de forma que, ao final do ano, teria usado cada um por cerca de 06 meses (essa foi minha conta...). O fato é que cheguei ao final do ano com uma tendinite no pé direito, na lateral do pé, perto do calcanhar. Resultado, mudei os "pisantes" e, ano novo, tênis novos...
Comprei um par de Asics Nimbus 11 e um par de Mizuno Creation 10. Tênis espetaculares!
Minha impressão: o nimbus é muito mais confortável, porém mais pesado.
Estive treinando com esses "pneus" durante todo o ano mas, no mês passado, comecei a sentir uma fiscada no pé direito que me pareceu conhecida...Durante uma prova de 10K, com o trecho quase todo plano, comecei a sentir a dor no pé direito (a mesma tendinite querendo voltar) e uma forte dos nas costas. Olhei para baixo e encontrei algo em que colocar a culpa: meus tênis... Não estava velho, mas todo treino com ele me dava uma dorzinha... Resultado: meu creation foi para o armário (em ótimo estado para passear no shopping).
Seguindo o conselho do treinador, comprei um Nike Vomero 5+ e, com ele, corri outra prova de 10k: resultado: nenhuma dor e prova feita com tranquilidade.
Para mim, tirei a conclusão de que o diabético não pode fazer a conta que todos os demais corredores fazem de que a cada 06 meses devem trocar de tênis... Pelo menos para mim esse prazo tem que ser menor.
Por via das dúvidas, marquei uma consulta médica para avaliar minha postura e pisada e, se for o caso, passar a utilizar uma palmilha. Até lá, continuo pensando que o prazo de validade dos tênis para o corredor diabético é de apenas 04 meses...
Um abraço e boa corrida para todos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Longão


Esse foi o último Longão que eu fiz...
Corri 13k em 1h34min, ou seja, bem leve, mas a finalidade era ver como minha glicemia se comportava pelo tempo de corrida.
Tomei 06 unidades de Glucerna (minha glicemia estava em 120 mg/dll) e reduzi a dose de insulina basal na bomba de insulina para 70% do total, durante 02 horas.
Ao final do treino, a glicemia estava em 87 mg/dll...
Foi o que eu precisava para ver que ér perfeitamente possível encarar uma meia-maratona.
É meu objetivo para o próximo ano.
Um abraço a todos.
P.S.: depois eu vou postar sobre mudança de tênis e lesão...