quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bomba de Insulina


Conforme eu havia postado anteriormente, desde 22 de janeiro estou usando a bomba de insulina Spirit da Roche e estou muito satisfeito com os resultados.

O controle da glicemia melhorou muito e as variações ao longo do dia e de madrugada são cada vez menores (ainda estou na fase de "ajuste fino").

Em relação à corrida, foi preciso fazer alguns testes e ajustes, sempre de acordo com orientações médicas, do tipo: não corrigir a glicemia antes de correr e verificar quanto havia alterado depois de um determinado tempo (geralmente 30 minutos), até poder ter uma idéia do comportamento do metabolismo para saber o que e quanto ingerir para correr, em termos de carboidrato.

Estou usando um alimento chamado Glucerna (carboidrato de absorção lenta), que mantém os níveis de glicose estáveis por cerca de 45 minutos. Depois desse tempo, faço uso de um blister de carboidrato de absorção rápida (Gliinstan), de forma que consigo correr por bem mais de 01 hora sem ter hipoglicemia.

Vejo que é muito importante conhecer o seu próprio metabolismo e saber quando ingerir ou não carboidrato (como eu sou diabético há mais de 12 anos, tenho uma boa noção disso). Agora, uma coisa que me tem deixado muito animado é saber que tenho condições de, com responsabilidade, aliar uma atividade tão prazeirosa como a corrida, com o controle cada vez melhor das minhas taxas de glicose.

Um comentário:

Jeniffer Siqueira disse...

Oi. Gostei muito do seu blog. Me identifico muito. Tenho 16 anos e sou diabética à 7. Minha glicemia nunca foi muito bem controlada (pelo fato de quando descobri estava na fase dos hormônios). Estou começando minha vida de "corredora" agora, então foi muito importante para mim conhecer alguem como eu que tenha, não um "problema", mas uma barreira a mais para superar na vida. Obrigada pelas dicas e ótimas corridas para você.