sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tipos de diabetes e as vantagens da atividade física

TIPO 1: é uma doença caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Isso acontece por "engano", porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. Surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena) - o que leva à necessidade de aplicação diária da substância para se manter saudável. Sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar olhos, rins, nervos ou coração.
Não se sabe ao certo porque certas pessoas desenvolvem o tipo 1. Há casos em que se nasce com genes que predispõem à doença. Pode ainda ser algo próprio do organismo ou uma causa externa, como por exemplo uma perda emocional. Ou também alguma agressão por determinados tipos de vírus. É mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas pode surgir em qualquer idade.
Principais sintomas: vontade de urinar diversas vezes ao dia; fome e sede freqüentes; perda de peso; fraqueza; fadiga; nervosismo; mudanças de humor.

TIPO 2: possui um fator hereditário maior que no tipo 1. Além disso, há grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Em alguns casos, necessita ainda de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina.
Principais Sintomas: infecções freqüentes; alteração visual (visão embaçada); dificuldade na cicatrização de feridas; formigamento nos pés.
(Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes)
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
Ela é essencial para todo mundo. "Mas para o portador de diabetes, os exercícios trazem benefícios adicionais, especialmente o aumento da ação da insulina, diminuindo a glicose no sangue", diz o médico Márcio Krakauer. Com base na experiência da equipe de corrida na ADIABC, o especialista destaca ainda a motivação e a interação que a atividade proporciona. "As pessoas mudam o jeito de encarar a doença e há uma melhora visível no controle do açúcar. No grupo, um ajuda o outro", conta. Para ele, o principal cuidado que o diabético deve ter na prática esportiva é com a hipoglicemia.
As vantagens que a corrida proporciona aos portadores de diabetes podem ser divididas em dois tipos:
Imediatas, ocorrem desde o primeiro dia:
- Aumento da ação da insulina
- Aumento da captação de glicose pelo músculo
- Captação da glicose no período pós-exercícios
- Diminuição da glicose sanguínea
Tardias, se manifestam no longo prazo:
- Melhora das funções cardio-respiratórias
- Aumento da força e da resistência
- Diminuição da gordura corporal e do peso
- Redução da ansiedade
SERVIÇO
Associação dos Diabéticos do ABC (ADIABC)
Site: www.adiabc.org.br

Nenhum comentário: